Castelo de Dunnottar - reconstruído

Castelo de Dunnottar - reconstruído


Castelo Dunnottar

CLASSIFICAÇÃO DE PATRIMÔNIO:

Existe um castelo mais dramático e romântico na Escócia do que Dunnottar? Situada em um promontório impressionante, cercada por penhascos quase íngremes em três lados, Dunnottar não é apenas uma das mais belas fortalezas medievais da Grã-Bretanha, mas o local de alguns dos eventos mais fascinantes e dramáticos da história britânica.

Ao longo dos séculos turbulentos, foi queimado, reconstruído e queimado novamente. Foi sitiada, visitada por santos e rainhas e foi cenário de fugas dramáticas. Foi uma comunidade religiosa, uma fortaleza, uma terrível prisão e palco de um dos episódios mais famosos da história da Escócia.

História de Dunnottar

Pode ter havido assentamentos pré-históricos em Dunnottar, mas o registro histórico mais antigo vem do século 5, quando o incansável santo celta Ninian estabeleceu uma igreja no Rochedo de Dunnottar, um dos primeiros locais cristãos em Pictland.

A igreja de Ninian foi apenas uma das numerosas que o primeiro santo da Escócia estabeleceu em todo o país em uma tentativa de espalhar o cristianismo pelo norte. A igreja de Ninian era uma estrutura de madeira simples construída de pau-a-pique, com dependências de madeira e palha.

O centro cristão primitivo em Dunnottar cresceu e foi incorporado a um forte e pequeno povoado pictos. No final do século 9, o rei Donald II defendeu o forte sem sucesso contra uma invasão viking, e o rei foi morto.

A fortaleza foi reconstruída, não em pedra, mas em terra e madeira. Em 1276, uma nova igreja de pedra em estilo normando foi consagrada para adoração no topo da Rocha, provavelmente no local da capela de Ninian.

A invasão Viking foi apenas o primeiro episódio de violência a atingir Dunnottar. Quando Eduardo I fez sua oferta pelo trono escocês, Dunnottar tornou-se mais uma vez um peão no jogo dos reis.

As tropas inglesas ocuparam Dunnottar, mas uma força escocesa comandada por William Wallace capturou o castelo. Os ingleses se refugiaram na igreja, mas Wallace queimou a igreja com os soldados dentro e destruiu o castelo. Várias janelas da igreja do século 13 queimada por Wallace ainda sobrevivem nas ruínas da capela atual.

Em 1336, os ingleses estavam de volta quando Robert I morreu, Edward Baliol fez uma oferta pelo trono com a ajuda das tropas inglesas. Eduardo ocupou o castelo e quase imediatamente começou a fortalecer as defesas. Os escoceses retomaram Dunnottar e mais uma vez queimou-o até o chão!

No final do século 14, Dunnottar era propriedade da família Keith, Great Marischals (Marshalls) da Escócia. Sir William Keith construiu as primeiras defesas de pedra substanciais em Dunnottar, incluindo a parede cortina que cercava grande parte do local no topo do penhasco e a torre de menagem de pedra.

O rei Jaime IV visitou Keith em Dunnottar em 1503, e sua neta, Maria, rainha dos escoceses, veio aqui duas vezes, em 1562 e novamente em 1564, quando estava acompanhada por seu filho, o futuro Jaime VI. James voltou em 1580 e passou 10 dias aqui, caçando e presidindo seu Conselho Privado. Seu anfitrião foi Sir Wiliam Keith, o 4º Conde, conhecido como 'William O' a Torre 'porque raramente saía de sua casa na torre!

Em 1595, um infeliz chamado John Crichton foi condenado à morte por bruxaria e foi queimado até a morte em Dunnottar.

O 7º Conde Marischal juntou-se à causa dos Covenanters em 1639 e lutou com o exército do Marquês de Montrose na tomada de Aberdeen. Em 1645, o impetuoso Montrose reapareceu à frente de um exército monarquista, tendo mudado dramaticamente de lado. Montrose tentou negociar, mas o conde se recusou a negociar com seu ex-aliado. Montrose então queimou o castelo e devastou toda a região.

As Honras da Escócia

Mas o evento mais dramático da história de Dunnottar ainda estava por vir. Carlos II permaneceu em Dunnottar no início de sua tentativa de arrancar o trono do Parlamento. Ele foi coroado no Scone, em uma cerimônia que incluiu as Honras da Escócia - o equivalente escocês às Jóias da Coroa da Inglaterra.

As Honras eram o símbolo mais poderoso da monarquia da Escócia e consistiam em uma coroa da corte, uma espada cerimonial e um cetro. As Honras normalmente teriam sido devolvidas ao armazenamento no Castelo de Edimburgo, mas Oliver Cromwell tomou Edimburgo, então as Honras foram enviadas para o Castelo de Dunnottar por segurança. Cromwell estava determinado a destruir as Honras como havia destruído as joias da coroa inglesa.

O conde Marischal foi feito prisioneiro por Cromwell, então a defesa de Dunnottar foi confiada a Sir George Ogilvy de Barras. Em setembro de 1651, as tropas inglesas apareceram em Dunnottar e estabeleceram um longo cerco.

A guarnição de 69 homens resistiu durante o longo inverno. Em maio de 1652, o Castelo de Dunnottar era o único lugar na Escócia onde a bandeira real ainda era hasteada. Mas os ingleses trouxeram armas pesadas e começaram a bombardear o castelo. Por dez dias, os canhões rugiram e o número de defensores diminuiu. Finalmente, após um cerco que durou 8 meses no total, Ogilvy entregou Dunnottar aos homens de Cromwell.

Mas onde estavam as honras da Escócia?

Por mais que procurassem, os homens de Cromwell não conseguiram encontrá-los. Eles haviam sido escondidos bem debaixo do nariz do exército inglês.

Existem várias versões de como as homenagens foram salvas. Uma versão diz que os ingleses permitiram que a Sra. Grainger, esposa do ministro em Kinneff, algumas milhas ao longo da costa, entrasse no castelo por motivos de compaixão. A Sra. Grainger então realizou as homenagens sob suas saias.

Outra versão diz que as Honras foram baixadas das falésias em uma cesta, para a criada da Sra. Grainger, que fingia colher algas marinhas na praia. A empregada então escondeu as Honras em um cesto, coberto de estúpido, e carregou-as debaixo do nariz das tropas inglesas.

Eles foram escondidos na parte inferior da cama do Grainger e, em seguida, secretamente enterrados na igreja em Kinneff, sob o chão perto do altar. A cada poucos meses, o ministro e sua esposa desenterravam as Honras e as exibiam antes de um incêndio.

Os ingleses ficaram compreensivelmente furiosos e causaram estragos no castelo. A capela foi destruída e os Ogilvys presos. A Sra. Ogilvy morreu devido aos maus-tratos, mas Sir George sobreviveu e nunca divulgou o paradeiro das Honras.

The Whig's Vault

Mas esse não foi o capítulo final do Castelo de Dunnottar. Embora a Fortaleza estivesse em ruínas e o grande salão destruído, restava o suficiente para que o castelo ainda pudesse ser usado como quartel. Em 1685, a turbulência religiosa estava no auge, com as autoridades reprimindo severamente todos os vestígios de presbiterianismo.

Cento e sessenta e sete homens e mulheres que se recusaram a aceitar o novo livro de orações e reconhecer a supremacia do rei em questões espirituais foram conduzidos a Dunnottar e enterrados em um porão escuro e úmido que desde então se tornou conhecido como o Cofre Whig.

Lá, eles foram mantidos em condições terrivelmente apertadas, sem saneamento, por 5 longas semanas, até o final de junho. Alguns dos 'Whigs' cederam e fizeram o juramento de fidelidade. Outros tentaram escapar. 25 conseguiram, mas 15 deles foram recapturados.

Dois caíram para a morte enquanto tentavam a descida. O restante foi transportado para as Índias Ocidentais, mas destes 70 morreram na viagem ou na chegada. Um simples memorial de pedra aos Covenanters fica no cemitério da igreja paroquial de Dunnottar, nos arredores de Stonehaven.

Os visitantes modernos podem descer até o Whig's Vault e se maravilhar com o fato de qualquer um dos Covenanters conseguir sobreviver ao confinamento em um espaço tão escuro, úmido e apertado.

Em 1695, o 9º Conde Marischal conseguiu recuperar Dunnottar para os Keiths. Mas depois de 44 anos como um quartel, Dunnottar não era mais adequado como uma casa de família. O 10º Conde Marischal então cometeu um erro fatal de julgamento quando se juntou à abortada Rebelião Jacobita de 1715 em favor de Tiago VII e II.

O conde deu as boas-vindas a Tiago em sua casa no vizinho Castelo de Feteresso, mas o Levante estava condenado desde o início e tanto Tiago quanto o conde tiveram que fugir para a França. George I confiscou suas propriedades, incluindo Dunottat. O castelo foi vendido para a York Building Company, que o despojou. Muitos anos depois, os Keiths recuperaram Dunnottar, mas não foi até 1925 que qualquer esforço sério foi feito para deter a decadência dos séculos.

Visitando Dunnottar

Hoje, os visitantes podem visitar uma variedade de edifícios, incluindo o que resta da capela e do salão do conde, estábulos, ferraria, armazém, quartéis e a antiga torre de menagem ou casa da torre. Você também pode visitar o Cofre do Whig e uma Sala de Estar restaurada.

Os restos mortais são realmente bastante extensos, considerando o quanto o castelo já passou! Quase todos os edifícios estão em ruínas e sem telhado, no entanto, com exceção da Sala de Estar restaurada.

Mas o que torna Dunnottar tão incrível de se visitar é o local mais evocativo e romântico que se possa imaginar. Existem caminhadas ao longo das falésias em ambas as direções e, se você for moderadamente ágil, poderá descer até a costa em qualquer um dos lados do promontório para ter uma vista incrível da Rocha.

Dunnottar está sinalizado na saída da A92 cerca de 2 milhas ao sul de Stonehaven. Há uma área de estacionamento e uma caminhada de 1/4 de milha até o topo das falésias. De lá, você faz algum exercício, com mais de 200 degraus até a base das falésias e, em seguida, de volta ao ponto de entrada do Gatehouse. Existem bancos parcialmente para baixo para fazer uma pausa e descansar, no entanto.

Mais fotos

A maioria das fotos está disponível para licenciamento, entre em contato com a biblioteca de imagens do Britain Express.

Sobre o Castelo de Dunnottar
Endereço: Dunnottar Castle Lodge, Stonehaven, Aberdeenshire, Escócia, AB39 2TL
Tipo de atração: Castelo
Localização: perto da A92, 1 ½ m (2,4 km) SE Stonehaven
Site: Castelo de Dunnottar
Email: [email protected]
Mapa de localização
OS: NO881839
Crédito da foto: David Ross e Britain Express

POSTAGENS POPULARES

Nós 'etiquetamos' essas informações de atração para ajudá-lo a encontrar atrações históricas relacionadas e aprender mais sobre os principais períodos mencionados.

Períodos de tempo históricos:

Encontre outras atrações marcadas com:

Século 13 (Período de Tempo) - Século 14 (Período de Tempo) - Século V (Período de Tempo) - Século 9 (Período de Tempo) - castelo (Arquitetura) - Céltico (Arquitetura) - Carlos II (Pessoa) - Cromwell (Pessoa) - Eduardo I (Pessoa) - Jorge I (Pessoa) - Jacobita (Referência Histórica) - Maria, Rainha dos Escoceses (Pessoa) - Medieval (Período) - Norman (Arquitetura) - Oliver Cromwell (Pessoa) - Pictish (Arquitetura) - Pré-histórico ( Período de tempo) - Monarquista (pessoa) - St Ninian (pessoa) - casa da torre (arquitetura) - Viking (referência histórica) -

PRÓXIMAS ATRAÇÕES HISTÓRICAS

Classificado como patrimônio de 1 a 5 (baixo a excepcional) em interesse histórico


Escócia desconhecida

A Escócia tem alguns castelos magnificamente localizados. Não pense mais que o Castelo de Stirling ou o Castelo de Edimburgo, ambos construídos no topo de rochas que permitem que eles dominem a paisagem por quilômetros ao redor. Mas se tivéssemos que escolher apenas um para confiar nossas vidas em um momento de grande perigo, então, sem dúvida, seria o Castelo de Dunnottar. Nenhum outro castelo escocês chega perto em termos de uma sensação de inexpugnabilidade pura e taciturna. Este é um castelo que dá para as falésias costeiras próximas e cuja presença, ainda hoje, transmite uma mensagem muito simples: & # 34Não & # 39mexe comigo. & # 34

O afloramento de rocha em que se encontra o Castelo de Dunnottar pode ter sido projetado especificamente para permitir a construção da fortaleza mais inexpugnável da Escócia. Penhascos íngremes de 160 pés de altura cercam quase completamente uma área plana de mais de três acres de tamanho. A rocha já foi unida por uma barbatana estreita ao continente, mas mesmo isso foi escavado para garantir o acesso ao longo dela não era possível.

Durante sua vida ativa, havia apenas duas maneiras de entrar ou sair do Castelo de Dunnottar. O primeiro foi por meio do portão principal incrivelmente fortemente defendido, situado em uma fenda na rocha, onde chamadores indesejados estariam vulneráveis ​​a ataques de todos os lados. A segunda era por meio de um riacho rochoso que conduzia a uma caverna no lado norte da rocha. A partir daqui, um caminho íngreme conduzia ao penhasco até o portão posterno bem defendido.

Dadas as qualidades defensivas óbvias de Dunnottar, não é surpresa descobrir que ele tem sido o lar de fortificações de um tipo ou de outro durante a maior parte dos últimos dois mil anos e provavelmente por muito mais tempo. O próprio nome & # 34dun & # 34 é picto para forte e acredita-se que St Ninian veio para Dunnottar no final dos anos 400, convertendo os pictos ao cristianismo e fundando uma capela aqui.

Os Anais de Ulster registram um cerco de Duin Foither em 681, no que provavelmente foi Dunnottar. Dunnottar também é o local de uma batalha entre o rei Donald II e os vikings em 900. Donald II foi morto durante a batalha e os vikings posteriormente destruíram o castelo. Algumas reconstruções devem ter ocorrido porque se pensa que um ataque à Escócia por terra e mar pelo rei Aethelstan de Wessex em 934 também teve como alvo as fortificações aqui.

As menções a Dunnottar tornaram-se mais confiáveis ​​e frequentes a partir de 1100, quando Guilherme, o Leão, o utilizou como centro administrativo. Mais tarde, em 1276, uma igreja paroquial foi fundada aqui no local da capela original de St Ninian. Eduardo I da Inglaterra tomou Dunnottar em 1296, e William Wallace o tomou de volta em 1297, no processo de queimar a igreja com toda a guarnição inglesa ainda nela.

Em 1336, os ingleses tomaram novamente Dunnottar, que foi visitado por Eduardo III. No final do ano, foi recapturado para os escoceses por Sir Andrew Murray (consulte nossa Linha do tempo histórica).

Do final dos anos 1300, fortificações anteriores, provavelmente em grande parte de madeira, foram substituídas por Sir William Keith com o núcleo da torre de menagem ainda visível hoje, e ele também construiu partes das defesas de pedra ao redor da entrada. Em 1531 Dunnottar, declarado ser & # 34 uma das principais forças de nosso reino & # 34 foi concedido aos Condes Marischal da Escócia pelo Rei James V.

Mary Queen of Scots visitou o castelo em 1562 e 1564, e James VI permaneceu em 1580. Entre 1580 e 1650, os Condes Marischal converteram um castelo sombrio e proibitivo em uma mansão muito mais opulenta, construindo conjuntos de edifícios ao redor do Quadrilátero no nordeste lado do planalto. Estas ofereciam algumas das acomodações mais luxuosas da Escócia: ainda todas seguramente localizadas atrás das formidáveis ​​defesas da rocha. Vários membros da família Keith viveram episódios significativos de suas vidas aqui. Lady Agnes Keith nasceu aqui por volta de 1540, e George Keith, o quinto conde Marischal, morreu em Dunnottar em 1623.

Dois incidentes posteriores garantiram que o lugar de Dunnottar na história da Escócia fosse famoso e infame. Em maio de 1652, o Castelo de Dunnottar era o único lugar que restava na Escócia resistindo a Carlos II contra as forças de Cromwell sob o comando do general George Monck. As forças parlamentares estavam particularmente interessadas em tomar o castelo porque estava sendo usado para a guarda das Honras da Escócia, as joias da coroa e os papéis pessoais de Carlos II. Mas quando o castelo se rendeu em 26 de maio, após um cerco de oito meses, os homens de Cromwell descobriram que o armário estava vazio. Os papéis do Rei foram contrabandeados através de suas linhas escondidas nas roupas de uma mulher, e as Honras foram baixadas do penhasco para uma mulher local que fingia estar coletando algas marinhas. Esses tesouros insubstituíveis foram escondidos sob o chão da vizinha Igreja Antiga de Kinneff até a Restauração da Monarquia.

O momento mais sombrio de Dunnottar veio em maio de 1685, quando 167 prisioneiros Covenanter, 122 homens e 45 mulheres, foram trancados no Cofre Whig, abaixo de um dos edifícios do Quadrilátero. Alguns morreram de fome e doenças, enquanto outros foram mortos depois de tentar escapar. Os sobreviventes foram transportados para as colônias como escravos (onde a maioria morreu de febre) após dois meses no castelo.

Em 1715, o décimo conde Marischal apoiou o lado perdedor no levante jacobita e foi condenado por traição. Suas propriedades foram confiscadas e o Castelo de Dunnottar foi vendido para a York Building Company, que removeu tudo o que era transportável e utilizável. A dificuldade de acesso ao castelo provavelmente o salvou mais uma vez: parece provável que se fosse facilmente acessível de carroça, muito mais da estrutura teria sido demolida e levada embora.

O Castelo de Dunnottar foi comprado pela família Cowdray em 1925 e a 1ª Viscondessa Cowdray embarcou em um programa sistemático de consolidação e reparo. Desde então, o castelo permanece na família e está aberto à visitação. Você pode ler sobre uma visita ao castelo alguns anos antes dos Cowdray & # 39s comprá-lo no livro de Thomas D. Murphy & # 39s 1908, British Highways and Byways From a Motor Car.

O Castelo de Dunnottar fica próximo a uma estrada secundária, ela própria fora da A92 principal, cerca de um quilômetro ao sul de Stonehaven. Um parque de estacionamento que foi consideravelmente alargado nos últimos anos dá acesso a um caminho que desce as arribas viradas para a terra antes de subir ao castelo propriamente dito. Chegar ao castelo envolve descer ou subir mais de 200 degraus (com o reverso na parte de trás), pelo que o acesso para pessoas com dificuldades de mobilidade é inevitavelmente problemático.

A caminhada é uma boa oportunidade para apreciar a geologia incomum da rocha do Castelo de Dunnottar & # 39, que é formada por grandes seixos colocados em um conglomerado extremamente durável. O propósito da passagem que alguém abriu na base da rocha não parece claro. O notável conjunto de laços de canhão colocados na parede maciça que flanqueia o portão principal foi adicionado no final dos anos 1500 e provavelmente era ornamental, em vez de puramente defensivo. Assim que qualquer invasor violou o portão principal, no entanto, eles encontraram uma série de recursos cuja intenção era obstinada e mortal. Loops de armas e câmaras de guarda bem posicionados aumentam as dificuldades dos atacantes que tentam forçar seu caminho através de uma série de câmaras e túneis soberbamente bem protegidos que eventualmente emergem no planalto gramado da rocha não muito longe da torre de menagem.

Para o visitante moderno, o Castelo de Dunnottar é um lugar fascinante. Também é muito grande. Algumas das melhores vistas do castelo podem ser obtidas, especialmente ao sol da tarde ou do entardecer, das falésias próximas, e é óbvio à distância que os restos são substanciais. Porém, é apenas quando você começa a explorá-los que percebe o quão substanciais eles são. A principal razão para isso é que em Dunnottar você não tem um castelo, mas, indiscutivelmente, três grupos de edifícios diferentes e bastante distintos, além de estruturas auxiliares, espalhados por um extenso local.

A mais óbvia é a Fortaleza, construída no final dos anos 1300 e elevando-se sobre a extremidade terrestre do planalto. Isso vem completo com um armazém, uma ferraria e um bloco estável, construído em 1500. Mais próximo do centro do planalto está o Waterton & # 39s Lodging, na verdade uma residência separada construída no final dos anos 1500 para Thomas Forbes, Lorde de Waterton. A terceira fase distinta de desenvolvimento em Dunnottar é o Quadrilátero, construído entre 1580 e 1650 e de tamanho e forma que em outros lugares da Escócia seriam considerados um palácio por direito próprio.

O Quadrilátero compreende três faixas de acomodação doméstica em torno de uma praça gramada que abriga uma grande cisterna circular, o principal suprimento de água do castelo. O quarto lado do Quadrilátero é formado pela Capela. Este é o edifício mais antigo sobrevivente na rocha e remonta, pelo menos em parte, a 1276. Adicione uma série de outros edifícios, uma sala de estar soberbamente restaurada na faixa norte do Quadrilátero e a oportunidade de explorar mais adegas do que é provável que você encontre em qualquer lugar deste lado do Palácio de Linlithgow, e uma visita ao Castelo de Dunnottar realmente é um dia excelente.


Veja o Castelo de Dunnottar restaurado diante de seus olhos

O Castelo de Dunnottar em Stonehaven é um dos sete castelos europeus restaurados às suas antigas glórias.

À medida que os esforços para conter os efeitos da crise da Covid-19 aumentam, milhões de pessoas em todo o mundo estão presas em casa. Este projeto oferece um pouco de escapismo e a tão necessária inspiração para viagens de poltrona.

A Budget Direct escolheu sete dos castelos em ruínas mais originais da Europa e, trabalhando com uma equipe de designers e arquitetos, criou uma série de renderizações arquitetônicas e animações de reconstrução que os trazem de volta à sua antiga glória.

O Castelo de Dunnotar tem uma longa história. Os edifícios sobreviventes do castelo datam em grande parte dos séculos XV e XVI.

No entanto, acredita-se que o local foi estabelecido na época dos pictos entre os séculos V e VII. No século 9, os vikings invadiram, apreenderam e destruíram o castelo, após derrotar o rei Donald II.

Enquanto a capela atual foi construída no século 16, a capela anterior foi consagrada em 1276 após o local se tornar um assentamento católico. Diz-se que William Wallace recapturou o castelo em 1297 dos ingleses.

Várias monarquias permaneceram em Dunnottar, incluindo Mary Queen of Scots.

Dunnottar também é conhecido como o lugar onde as joias da coroa escocesa foram escondidas do exército invasor de Oliver Cromwell e # 8217 no século 17.

Sir William Keith construiu as primeiras defesas de pedra substanciais em Dunnottar, incluindo a parede de cortina que cercava grande parte do local do topo do penhasco e a torre de menagem de pedra.

Hoje, os visitantes podem visitar uma variedade de edifícios, incluindo o que resta da capela e do salão Earl & # 8217s, estábulos, ferraria, armazém, quartéis e a antiga torre de menagem ou torre.

Visita AQUI para ver mais dois castelos escoceses restaurados & # 8211 Bothwell Castle e Caerlaverock Castle.

A obra foi criada para o Budget Direct. Clique AQUI para ver as outras restaurações completas.

Nosso último vídeo

Nossa última edição

Boletim de Notícias

Últimos trabalhos de HIJOBS

Postagens Relacionadas

Novo aplicativo de passeio a pé ajuda Glasgow a se recuperar

Dos mais recentes murais de graffiti a ícones femininos históricos que moldaram Glasgow, os visitantes poderão explorar o Dear Green Place com a ajuda de t. consulte Mais informação

Uma estadia artística em Glenloy, Fort William

O redator da equipe, Morag Bootland, parte para uma bela pausa independente com a família. consulte Mais informação

Nova oferta para levar famílias para os castelos da Escócia e # 8217s

A Mackie’s da Escócia e o National Trust for Scotland anunciaram uma parceria para que as famílias explorem Aberdeenshire neste verão. consulte Mais informação


Castelo Olsztyn

Este castelo fica na parte nordeste da Polônia, perto do rio Lyna, e foi originalmente construído em algum momento antes de 1306. Entre 1349 e 1359, a estrutura original foi ampliada por Casimiro, o Grande, para ajudar na defesa contra os tchecos. No século 16, tornou-se uma guarnição militar e foi renovada no estilo renascentista.

A essa altura, Olsztyn parecia muito com o estereótipo moderno de um castelo, cercado por muros altos, com uma torre alta e uma entrada que só poderia ser alcançada através de uma ponte levadiça que cruzava o fosso. Com o tempo, disputas militares periódicas causaram muitos danos à estrutura do castelo, que não foi mais usado. Agora é um local turístico.


Consulte Mais informação

“À medida que os esforços para conter os efeitos da crise COVID-19 aumentam, milhões de pessoas em todo o mundo estão presas em

casa. Este projeto oferece um pouco de escapismo e a tão necessária inspiração de viagem na poltrona. ”

A reconstrução de Dunnottar foi feita a partir de imagens do século XVII.

O castelo, que é propriedade privada da família editorial Pearson, desempenhou um papel coadjuvante em muitos dos principais períodos da história da Escócia, desde os pictos até a invasão de Oliver Cromwell aos jacobitas.

Mas séculos de cercos, invasões e, finalmente, abandono cobraram seu preço na fortaleza costeira, com grande parte do marco agora em ruínas.

Embora os edifícios do castelo que sobrevivem parcialmente hoje sejam, em sua maioria, dos séculos 15 e 16, acredita-se que o local tenha sido estabelecido na época dos pictos.

Na verdade, imediatamente ao norte do castelo está Dunnicaer, uma pilha de mar que já foi o lar de um forte de colina da era picta, onde algumas das pedras mais antigas, que datam do século 3 ao 4, foram descobertas.

A destruição de Dunnottar foi notada pela primeira vez em 900 DC, quando Donald II, Rei dos Escoceses, foi, segundo alguns relatos, morto por Vikings depois que eles invadiram a fortaleza costeira.

No final do século 13, foi o local de um assentamento católico, com uma capela consagrada aqui em 1276.

Este novo capítulo para Dunnottar foi violentamente interrompido quando em 1297 uma força escocesa comandada por William Wallace incendiou a igreja - com uma guarnição de soldados ingleses dentro.

Do século 14 em diante, o Castelo de Dunnottar foi o lar dos Keiths, uma das famílias mais poderosas da Escócia com Sir Robert Keith comandando a Cavalaria Keith na Batalha de Bannockburn.

Sir William Keith foi o primeiro a ser elevado ao título de nobreza em 1458 como o Grande Marischal da Escócia.

Foi sob sua liderança que o Dunnottar que hoje sobrevive em remanescentes foi construído. Ele construiu a Tower House, que ainda se destaca no topo do penhasco.

O conde Marischal era o protetor das joias da coroa e foi em Dunnottar que os paramentos da Escócia foram escondidos do exército de Oliver Cromwell no século 17.

A coroa, a espada e o cetro, o mais antigo Regalia Real na Grã-Bretanha, foram transferidos para o castelo para custódia após a coroação de Carlos II em 1 de janeiro de 1651.

O exército de Oliver Cromwell sitiou e o castelo resistiu por oito meses. Pesados ​​canhões chegaram em 1652 e em 24 de maio daquele ano a rendição foi feita.

Um grupo de habitantes locais, incluindo seis mulheres, conseguiu contrabandear as joias para fora do castelo e levá-las para a Igreja Kinneff, onde permaneceram até a restauração da monarquia em 1660.

O castelo foi mais tarde usado como prisão para abrigar 167 Covenanters por três meses em 1685, sendo a morte e a tortura a norma no domínio subterrâneo.

O papel de Dunnottar como lugar de poder e os riscos associados efetivamente chegaram ao fim quando o décimo e último conde Marischal George Keith teve suas propriedades - incluindo o castelo - confiscadas, dado pelo governo seu apoio ao Levante Jacobita de 1715.


Cuprins

Dunnottar são 11 clădiri construite între secolul 13 și 17. Clădirea cea mai mare, cea care se zărește de la cea mai mare depărtare, este turnul construit în secolul 14 care a suferit după bombardamentul cu tunurile de la Cromwell. Altă parte importantă este capela construiă în secolul 17, curtea pătrată orientată spre est și o închisoare construită sub forma unei bolte.

Castelul são două intrări. Prima este printr-o poartă bine apărată situată într-o piatră crăpată, unde atacatorii puteau fi atacați cu ușurință de către apărători. A doua intrare este printr-un golf stâncos, având deschidere spre o peșteră marină la nord de castel. De aici o cale abruptă duce în vârful stâncii, unde se află cel mai bine apărat loc din fortăreață.


Castelo de Dunnottar - Reconstruído - História


História
Diz-se que uma capela em Dunnottar foi fundada por São Ninian no século V, embora nenhum vestígio disso agora permaneça. Possivelmente, a referência mais antiga ao local é encontrada nos Anais de Ulster, que registram dois cercos a Dun Foither em 681 e 694. O evento anterior foi interpretado como um ataque de Brude, o rei picto de Fortriu, para estender seu poder sobre o Costa NE da Escócia. Uma crônica medieval registra que o rei Donald II de Alba foi morto em Dunnottar durante um ataque dos vikings em 900. Outra afirma que ele morreu em Forres. O rei Aethelstan de Wessex liderou uma força para a Escócia em 934 e atacou ao norte até Dunfoeder, de acordo com o relato de Symeon de Durham escrevendo 150 anos depois. Embora a escavação não tenha revelado nenhum vestígio de uma ocupação anterior, a descoberta de um grupo de pedras pictas em Dunnicaer, uma pilha de mar próxima, gerou especulações de que Dun Foither estava na verdade localizado no promontório adjacente de Bowduns, apenas um terço de uma milha para o N do castelo.

Diz-se que durante o reinado do Rei Guilherme, o Leão (1165 & ndash1214), Dunnottar era um centro administrativo de Kincardineshire. No entanto, as leis atribuídas a William provavelmente datam do dia 14 século. O castelo é mencionado no Roman de Fergus, um início do décimo terceiroséculo Romance arturiano, no qual o herói Fergus deve viajar para Dinsotre para recuperar um escudo mágico. Isso é interessante, pois não há nenhuma outra evidência sólida de que um castelo existiu aqui antes de 1336, embora a ordem desse ano implique que um castelo anterior tenha existido. Talvez um & lsquocastle 'estivesse operacional em Dunnottar quando, em 15 de maio de 1276, uma igreja foi consagrada em Dunothyr pelo Bispo William Wishart de St Andrews. O inventivo poeta Blind Harry relata que em 1297, durante sua campanha nas terras altas, William Wallace queimou vivos 4.000 ingleses cativos na igreja de Dunnottar. O fato de Eduardo I ter conseguido "ignorar" esse crime tanto na época quanto em 1305, quando Wallace foi julgado, parece um tanto perverso se ele tivesse cometido tal ato - sem mencionar o fato de que é duvidoso que 4.000 ingleses estariam ao norte de o mar escocês naquela época, em qualquer caso, além de Edward, eu não aceitei muito bem os casos de sacrilégio flagrante. Consequentemente, a história parece improvável como está, mas é possível que houvesse um castelo aqui naquela época e pode ter mudado de mãos como tantas outras fortalezas durante a época conturbada de William Wallace.

É, portanto, apenas no décimo quartoséculo que Dunnottar realmente entra nas páginas da história registrada. Em 23 de março de 1336, o rei Eduardo III da Inglaterra ordenou a William Sinclair que navegasse oito navios para Dunnottar com o objetivo de reconstruir e fortificar o local. Sinclair levou consigo 160 soldados, cavalos e um corpo de pedreiros e carpinteiros. Em 7 de abril, Thomas Roscelyn foi instruído a selecionar 6 marinheiros e uma barcaça e prosseguir para o castelo de Dunnotre. Em 20 e 21 de abril, novas ordens foram emitidas para apressar a expedição. O próprio rei Eduardo visitou em 24 de julho, mas logo depois que Thomas foi morto enquanto atacava Aberdeen e o regente escocês, Andrew Moray (d.1338), liderou uma força que capturou e queimou (estilhaços) Dunnottar em outubro e destruiu as terras vizinhas. Curiosamente, isso foi descrito como "o cerco da pele de Dunnotre" nos registros reais. Talvez isso implique que o castelo original era pouco mais do que uma torre pele, provavelmente com apenas defesas de madeira. Dito isso, o pele de São Briavels na Floresta de Dean era quase certamente uma estrutura de pedra.

Logo depois, em 29 de março de 1346, o rei David II (m.1371) concedeu a William Moravia, quinto conde de Sutherland (m.1370), & lsquoour rock de Dunotir dentro do sheriffdom de Kincardine com liberdade e licença para construir e construir um castelo na rocha dita '. No entanto, foi cerca de 50 anos depois, depois que William Keith adquiriu a rocha, que surgiram reclamações sobre a construção da torre "que é obviamente a que está hoje em pé sobre a rocha". On 8 March 1392, William and his wife, Margaret Fraser acquired the land and castle of Dunotyr from William Lindsay of the Byres (d.1414) who had married their daughter, Christian, before August 1378. This was on the condition that their eldest son could be sheltered in the castle during any civil war that might occur! This document shows that there was a functional castle at Dunnottar in 1392, before any religious arguments about the site began. This fact is crucial to understanding the history of the development of the castle.

How the castle had come into the hands of Lindsay from the earl of Sutherland is not known. Regardless of this, it seems that William Keith must have been responsible for further fortifications at the site. This is deduced from papal correspondence. On 17 August 1395 Pope Benedict XIII wrote to the bishop of St Andrews setting forth what had occurred. He had received a petition from Keith complaining that he had been excommunicated for building a tower on the site of a church and cemetery. Keith reiterated that the tower was a necessary evil considering the disturbed nature of the realm and the fact that no injury had come to the new church or its rector by his actions - a point that suggests that the church had been moved off the castle site many years before 1394. Consequently the pope ordered the bishop to release William from his excommunication if what he said was true and that compensation had been paid for his using of the rock.

During the sixteenthcentury the Keiths improved and expanded Dunnottar where James IV was a visitor in 1504 listening to a child playing on a monocordis. In 1531 James V (d.1542) exempted the earl's men from military service &lsquoin hosts and on raids' on the grounds that Dunnottar was one of the &lsquoprincipall strenthis of our realme'. During a rebellion of Catholic nobles in 1592, Dunnottar was captured by a Captain Carr on behalf of the earl of Huntly, but the castle was restored to Keith just a few weeks later.

In 1581 George Keith succeeded as fifth Earl Marischal and is said to have begun a large scale reconstruction that saw the medieval fortress converted into a more comfortable home. He valued Dunnottar as much for its dramatic situation as for its security. A &lsquopalace' comprising a series of ranges around a quadrangle was commenced on the NE cliffs, creating luxurious living quarters with sea views. At this time the chapel was supposedly restored and incorporated into the quadrangle, while an impressive towerhouse, known as Benholm's lodging, was constructed to help command the entrance.

In 1639 William Keith, the seventh Earl Marischal, came out in support of the Covenanters against King Charles I. With James Graham, first Marquess of Montrose, he marched against the Catholic Earl James Gordon of Huntly, the second Viscount Aboyne, and defeated an attempt by the Royalists to seize Stonehaven using artillery taken from the castle. Montrose then changed sides, leaving Keith isolated in Dunnottar when Montrose advanced to the base of the rock, but did not assault the fortress. Eventually Keith joined with the Engager faction, who had made a deal with the king, and led a troop of horse to defeat at the battle of Preston in 1648. Charles II visited Dunnottar in July 1650, before his crowning at Scone palace on 1 January 1651. At this event the &lsquoHonours of Scotland', the regalia of crown, sword and sceptre, were used, but with Cromwell's troops in Lothian, the honours could not be returned to Edinburgh and so were stored in Dunnottar castle. In November 1651 Cromwell's troops then blockaded the castle which contained 69 men and 42 guns.

By May 1652 the commander of the blockade, Colonel Thomas Morgan, had taken delivery of the artillery necessary for the reduction of Dunnottar. During the initial bombardment a dozen shells were thrown into the &lsquogreat tower' resulting in the deaths of 7 men. By 24 May the garrison was reduced by sorties and bombardment to just 35 men. On the strength of this, the men being utterly exhausted by their ordeal and massively under strength to hold the fortress, they surrendered on condition that the garrison could go free after the 8 month long siege. Before surrendering the Honours were smuggled out of the castle, so the Cromwellians imprisoned the custodian and his wife in the fortress until the following year. Much of the castle property was removed at this time, including twenty-one brass cannons the chapel was &lsquodemolished' and the library &lsquosuffered prejudices'.

At the Restoration of Charles II in 1660, the Honours were removed from their hiding place at Kinneff church and returned to the king. In 1685, during the rebellion of the earl of Argyll against the new King James VII, 167 Covenanters were seized and held in a cellar at Dunnottar. The prisoners included 122 men and 45 women associated with the Whigs, an anti-Royalist group within the Covenanter movement. The tortured survivors of these were eventually transported to Perth Amboy, New Jersey, as part of a colonisation scheme devised by George Scot of Pitlochie. The cellar, located beneath the king's bedroom in the 16thcentury buildings, has since become known as the Whigs' Vault.

In 1689, during Viscount Dundee's campaign in support of the deposed James VII, the castle was garrisoned for William and Mary with the Lord Marischal appointed captain. In the Jacobite Rising of 1715 George Keith, tenth Earl Marischal, took an active role with the rebels and then fled to the Continent, eventually becoming French ambassador for Frederick the Great of Prussia. Meanwhile, in 1716, his titles and estates, including Dunnottar, were declared forfeit to the crown.

The seized estates were purchased in 1720 for £41,172, by the York Buildings Company who dismantled much of the castle. The castle attracted 52,500 visitors in 2009.

Descrição
Dunnottar's strategic location allowed its owners to control the coastal terrace between the North Sea cliffs and the hills of the Mounth 2 miles inland. The site covers a headland of around 3½ acres. Viewed from the land approach the keep or main towerhouse of William Keith is the most prominent feature, but not the main defence.

The approach to the castle is overlooked by ancient masonry outworks on the Fiddlehead, a promontory to the west. This guarded the only landward entrance to the site, the easy approach being blocked by the main gate set in an impressive wall. The round Romanesque arch in this, 5'6" wide and 9' tall, is set in a 7'6" thick curtain wall which entirely blocks the easy route of approach. The gateway had a portcullis in an internal thickening. At a much later date, after 1772, this gateway was partially blocked up to make a smaller, rectangular doorway. Some centuries earlier two rectangular guardrooms were added on either side of the entrance and Benholm's lodgings, an imposing 5 storey tower (originally only 3 storeys, but subsequently raised in height) with 3 tiers of gun ports covering the entrance, were added. The old curtain makes up the rear wall of this irregular tower. Inside the main gate a group of four gun ports face the entrance. They were operated from within the long vault beyond, whose rock cut interior would appear to date back to the age of the curtain wall. From here the entrance passage turns sharply north and then dog-legs to the east, running underground through two tunnels to emerge in the main courtyard. Note that the alignment of the gun ports in Benholm's lodging, facing across the approach rather than along it, means that they are of limited efficiency and were probably served by very short range guns loaded with grape shot rather than solid balls. An inventory of 1612 records that four brass cannons probably served the 4 ports in the vault. The additions to the defences here are thought to date to the 1570s due to the survival of a carved coat of arms on which could once be read part of a date, said to be [?]57[?].

On reaching the rock top, curtain walls once covered the summit of the approach to N&S, although those to the north are now just marked by a rampart which made up a later artillery battery. To the sough of the exit from the Romanesque tunnels, is Waterton's lodging. This, also known as the priest's house, is thought to have been built around 1574, possibly for the use of William Keith (died 1580), son of the fourth Earl Marischal. The date is ascertained from a stone said to have been discovered in 1785 in front of the building which was inscribed with the date 1374 and the initials D.L. This date was claimed to be an error for 1574. However as we now know that the castle was held by the Lindsay family in the late fourteenth century, it is quite possible that the date was correct, though there is no mention of any D Lindsay in the records - the father of the William Lindsay who held the castle being a David who died in 1356.

Waterton's lodging is a small self-contained house, including a hall and kitchen at ground level, with private chambers above. It has a projecting spiral stair on the north side and is named after Thomas Forbes of Waterton, an attendant of the seventh earl. Its most spectacular feature is the stair tower which commences on a round base that changes to a square cap house at second floor level.

West of this tower is the heart of the castle, the L plan tower keep which, with its little curtain walled bailey, blocks the access to the masonry fortified Fiddlehead. This in turn commands and flanks the entrance to the crag through its command of the entrance curtain wall and Benholm's lodging. Quite clearly the documentary evidence shows that the keep was the first fortification &lsquoon' the rock rather than before it, like the entrance curtain and tunnels are. The tower has a stone-vaulted basement and originally had three further storeys with a garret above. It measured 41' by 36' on its longest sides and stood 50' high to its gable. Its late date may coincide with the thinness of its walls at only 5'. The tower is entered via a ground floor Romanesque doorway - all the other openings are rectangular. That said a pre-restoration photograph of the keep taken from the Fiddlehead shows that all the windows on that side had gone. It is therefore possible, indeed likely, that the windows on the other sides are also modern. The original entrance doorway was defended by a door without and a yett within. Inside the doorway was a straight stair leading to a spiral stair on the floor above. This gave access to the battlements. Standing beside the keep is a storehouse and a blacksmith's forge with a large chimney. Beyond are the stables next to the entrance to Fiddlehead.

The &lsquoinner ward of the keep' was left via a defensible gateway and curtain walls which continued as a narrow passageway onto the Fiddlehead itself. In the elbow of this dog-legged fortification is a narrow, Romanesque postern gate. This is the traditional site of the entrance made by Wallace in 1297. As the aftermath of this attack is most likely fictional, it is possible that what was actually remembered is the attack of 1336, although it is not impossible that the castle was taken from its Edwardian Scottish garrison in 1297. Further masonry defences are to be found winding their way around the summit of the crag, especially to the N&E outside the palace. It is uncertain to what age these structures belong.

The palace, to the NE of the headland, was commenced in the late sixteenth century to provide more suitable accommodation than the priest's house and keep. It comprises three main wings set out around a quadrangle roughly 150' by 135'. Seven identical lodgings are arranged along the west range, each opening onto the quadrangle and including windows and fireplace. Above the lodgings the west range comprised a 115' long gallery. Now roofless it originally had an elaborate oak ceiling and displayed a Roman tablet taken from the Antonine Wall.

The basement of the north range incorporates kitchens and stores with a dining room and great chamber above. At ground floor level is the water gate, between the N&W ranges, which gives access to the postern on thenorth cliffs. The E&N ranges are linked via a rectangular stair. A NE wing contains the earl's apartments and includes the king's bedroom in which Charles II stayed. Below is the Whigs' Vault, a cellar measuring 52' by 15'. This cellar, the prison of 1685, has a large east window as well as a lower vault accessed via a trapdoor in the floor. The central area of the palace contains a circular cistern or fish pond 52' across and 25' deep. A bowling green cum parade ground is located to the west. At the SE corner of the quadrangle is the chapel, supposedly dating back to 1276. The current remains seem to be mainly sixteenthcentury, although some of the lower walling and two lancet windows may be thirteenthcentury.

A second, presumably early access to the castle leads up from a rocky cove which could accommodate a small boat to the north of the castle. From here a steep path leads to a postern gate on the cliff top, which leads to the castle via the 5' wide water gate in the palace. Artillery defences, taking the form of earthworks, surround the NW corner of the castle, facing inland, and the SE, facing seaward. A small sentry box or guard house stands by the eastern battery, overlooking the coast.


Dunnottar Castle - Reconstructed - History


Dunnotar Castle Scottish Panormamic

IN ancient times when lance and spear, claymore and dirk were the favourite weapons of war, few Castles could lay claim to greater strength than Dunnottar, in Kincardineshire, not far from Stonehaven. The peninsula on which it stands rises to a considerable height above the sea-level, and the stormy waves of the North Sea break into foam upon three sides of its base. The deep chasm which intervenes betwixt the Castle and the mainland, like some Californian canon, plainly exhibits its volcanic origin. And a very tyro in military affairs may perceive that the only approach to the Castle which is possible from the land might be defended at close quarters, as Thermopyl was of old, by a mere handful of resolute patriots. But against the heavy ordinance of modem times the most elaborate fortifications which are on a lower level than the surrounding country are practically powerless. The long-range guns and rifles of these latter days have done more to demolish chivalrous bravery and hardihood than may be at first supposed. And the magnificent game of war, which once gave scope to the most daring and courageous of heroes, is now reduced to a mere mathematical problem, founded upon distances, paraboles expansive forces, and impenetrability. All these achievements in mechanical warfare put to flight the great deeds of our ancestors, and thus earthly glory passeth away. As students of humanity, then, it is to older times that we must turn if we wish to see the truest examples of personal prowess and endurance, and Dunnottar Castle has preserved for us not a few of these.

The Keiths, Earls Marischal of Scotland, the feudal proprietors of this fortress, have afforded some renowned names to grace the annals of Scottish history. From a very early date they were entrusted with the hereditary office of Marischal at the Court, and were thus the custodians of the regal honours of the kingdom the Crown, the Sceptre, and the Sword of State, which once bore sway in Scotland. The first name among the Keiths which is brought prominently into notice is immediately connected with Dunnottar. Despite its inaccessible position, it appears that the site of the Castle was at one time occupied by the Parish Church of the district. But about 1292 Sir William Keith, then Earl Marischal, knowing the disturbed state of the country, and appreciating the importance of the ground on which the church stood for the purposes of defence, built an edifice more easy of access near Stonehaven, and persuaded many of the parishioners to perform their devotions there.

Taking possession of the cliff, he transformed the church into a private chapel, and surrounded it by those buildings necessary to render it at once habitable and defensible. Judging from the ruins which now exist, the erections must have been considerable, for the appearance of the Castle and outworks, even in their present demolished condition, is rather that of a ruined hamlet than a single fortress. The necessity for extensive buildings, even for stores, may be understood when we remember that the only communication by land could be easily cut off, and the Castle placed in a state of close siege by a very small opposing force.

An unlooked for adversary arose to this scheme in the person of the Bishop of the diocese. This ecclesiastic, jealous of any encroachment by the temporal on the spiritual power, took action against Sir William, and solemnly excommunicated him by bell, book and candle for trespassing upon consecrated ground. The Earl, usually brave enough in secular matters, was timorous with those who wielded the power over the soul. Fearful of the doom fulminated against him, he sought the protection and absolution of Pope Benedict XIII., explaining that ere he touched the ancient church he had provided for the spiritual wants of the parish, and insisting that the times demanded that there should be some such fortress as he had erected in that quarter for the preservation of the lives of the parishioners. Benedict XIII., in the spirit of a wily Italian Pope, made capital out of both the blunders of Bishop and warrior Earl, for he decreed that the sentence of excommunication should be taken off the latter, and that upon the payment of a fine to the Church the Earl should be allowed to enjoy the Castle unmolested. And thus Sir William s yearly ransom enabled him to preserve his body from his foes in this world, and his soul from the Enemy in the next.

This chapel was the scene of a very tragic occurrence a few years later. In 1297 the English had gained possession of Dunnottar, and placed a strong garrison there. But the dauntless Wallace had made his way even into this strong fortress, and spread dismay among the southern soldiers. The greater portion of them sought refuge near the altar, trusting that the superstition of the time would prevent the Scottish hero from violating the sanctity of that holy place. This intrepid leader, however, had advanced too far thus to retire, and he braved the terrors of the spiritual powers by enclosing these fugitives within the church, and setting fire to it. From their dreadful fate no escape was possible. The sacred structure overhung the raging waves of the North Sea, and the only exit by land was guarded by the relentless Wallace and his followers, and thus, by fire, by water, and by the sword, perished four thousand of the English invaders. Ere blaming Wallace too severely for this deed, we should remember the critical period in which he lived, and the great stake of home and fatherland for which he played.

Nor should we forget the long arrears of crime and oppression which the English had incurred, and which only the most stringent measures could repress. Harshness was not habitual with him, and there are times when leniency is the worst form of mercy. And we may believe that he had to steel his heart against compassion and discard all thoughts of tenderness when he remembered his murdered wife, his slain father and brethren, and his desolate and bleeding country.

"Not few nor slight his burdens are
Who gives himself to stand
Steadfast and sleepless as a star
Watching his fatherland.
Strong must his will be, and serene,
His spirit pure and bright
His conscience vigilant and keen,
His arm an arm of might."

The Castle, though frequently employed as an asylum for the neighbouring inhabitants during the raids of lawless Highland chieftains, does not appear conspicuously in history until the time of the Civil Wars. The rapid changes in political faith which then took place amongst the nobility rendered their Castles the frequent scenes of retribution for crimes committed within their walls. And thus the dungeons of Dunnottar Castle were tenanted alternately by Covenanters and Episcopalians as either of these parties gained the ascendancy. The traditional policy of the Keith family was distinctly Tory in its tendency, and even when the existing holder of the title in 1645 had declared for the Covenant, it was but a half- hearted support which he gave to the Lords of the Congregation. When, therefore, the Marquess of Montrose, who had been won over to the King was on his way from the North and called upon Dunnottar to surrender in the name of King Charles, it was with much difficulty that the possessor of that fortress was prevented from declaring himself the vassal of His Majesty. The persuasive eloquence of the Presbyterian clergymen, his companions in the Castle, at length overcame his scruples, and he fortified the place against the great Marquess, and put him to defiance. Finding that he had no time to spend upon a formal siege of Dunnottar, and doubting its importance in the guerrilla warfare which he then pursued, Montrose avenged himself by devastating the surrounding country, and supplied the necessities of his army from the produce of the inhabitants.

But "the whirligig of Time brings in his revenges," and so it happened shortly after that the Castle changed hands and found a new master, who was as vigorous a persecutor as its former one had been a saint. Even yet among the ruins is shown the "Whig s Vault," in which, according to tradition, a number of the hill-folk were confined, and subjected to extreme trials of fortitude and endurance. Torture was freely resorted to, and boots, thumbkins, and racks were called into requisition to provoke an abjuration of Presbyterianism. The rings are yet shown to which prisoners were chained, and the "Martyrs Monument," in the ancient churchyard, serves to localise the tradition.

The historical incident, however, which is most distinctly associated with the name of Dunnottar is the preservation of the regalia during the invasion of Cromwell. When the Lord Protector had "crossed the Rubicon" and openly broken with the Presbyterian party in the north, he found that it was necessary for the establishment of his prestige to strike a vigorous and decisive blow at the strength of the Scottish Independents. The English leader was essentially a man of war, so he buckled on his armour, and ere the Lords of the Congregation had finished their stormy deliberations he had entered the country with fire and sword. Here he found himself opposed by both the Tory and Whig parties yet, as these two would not coalesce against the common foe, the strength of the country was divided, and he marched triumphantly through Scotland, as he did through Ireland, making his name a terror to the people. To General Monck he entrusted the reduction of the Castles of Scotland which still held out against the Parliament, and this victorious leader subdued them, one after the other, meeting with little resistance from the people. Dunnottar was the last of the Castles to be attacked, in 1652, and to its siege a particular interest was attached.

Since the Union of the Crowns in the person of James VI., half a century before this time, the Scottish nation had watched over the regalia of the kingdom with peculiar jealousy. They had not succeeded in retaining the ancient "Stone of Destiny" at Scone Palace, upon which the Kings of Scots from time immemorial had been crowed, and the superstition of the age led them to imagine that the luck of the kingdom would depart if the Crown Jewels and Insignia were removed. After the disastrous battle of Dunbar the Scottish leaders cast about for a suitable place of safety for these precious relics, and the Castle of Dunnottar was selected as the strongest fortress in their possession. The emblems were conveyed thither in secrecy and dispatch, and handed over to Lord Keith.

The place of their seclusion, however, was soon discovered, and, as the cupidity of the English had been excited by extravagant accounts of the value of the jewels, these became a special object of interest to them. They laid close siege to the Castle, and prepared for a long campaign. Sir George Ogilvy of Barras, then Governor, at once put Dunnottar in a state of defence, and endeavoured to establish communications with the land by the seaward side of the Castle. In this attempt he was foiled, and the English Army, trusting to conquer by protracting their blockade, resolutely encamped before the fortress. Even so extensive a storehouse as Dunnottar must ultimately fail if sufficient time be spent upon it, and when the stores at length gave token of reaching a speedy termination, it became necessary to provide for the safe keeping of the national honours. A very bold and daring scheme was conceived and executed by the Governor, with the assistance of the Rev. Mr. Grainger, minister of Kinneff, and his wife, then confined to the Castle. For the purpose of putting the besiegers off their guard, a report was circulated that the regalia had been sent to the Continent in the charge of Sir John Keith, a brother of the Earl s. So industriously was this report spread that the vigour of the siege was relaxed, and a fuller communication with the land permitted.

In these circumstances the courageous Mrs. Grainger applied to General Mouck for permission to remove some bundles of lint from the Castle, to which she made claim, and, as he was more noted for gallantry than any other of the Parliamentary generals, her request was readily granted. With the sword and the sceptre enclosed in the bundles which her servant carried, and with the crown secreted about her own person, she boldly made her way through the English camp, receiving, it is said, special attention from the general himself, and, taking the road to Kinneff Church, where her husband awaited her, she finally deposited her charge there. Mr. Grainger removed some of the flagstones in the floor of the church, and, wrapping the precious articles in fine linen, he deposited them there, where they lay unmolested until after the Restoration of Charles II.

Meanwhile the Castle of Dunnottar, after a brave defence, was compelled to surrender, and great was the disappointment of the English when they found themselves checkmated. The unfortunate Governor was subjected to close examination, and even, it is alleged, to the torture, but he held his secret unflinchingly. The minister and his wife were likewise ill-treated, but they steadfastly refused to betray the hiding-place wherein they had disposed the valuable honours. And thus the siege of Dunnottar, from which the Parliamentarian Army had expected to reap such glorious spoils, became nothing but a barren victory, and the sagacious leaders had to confess themselves outwitted by a woman.

The end of the history of Dunnottar Castle came in the year 1715, a date ever memorable in Scottish annals. The tenth Earl Marischal, who then held sway there, was sufficiently ill-advised to join the rash noblemen who took the field at that time in support of the Chevalier de St George (James VIII.). Ever noted for their devotion to the House of Stuart, the Keiths were easily led into the Jacobite Rising, and George, Earl Marischal, remained faithful to his troth until the end. After the collapse of that unfortunate expedition the Earl was attainted of treason, tried, and condemned, and as he was then upon the Continent, and could not conveniently suffer beheading, it was decided that Dunnottar Castle should be dismantled. And thus this ancient fortress, which had for more than four hundred years maintained a bold front against invasion and rebellion, was taken when defence-less by the soldiers of the new dynasty, the fortifications razed to the dust, and its halls left roofless and uninhabitable. The ruthless spirit of oppression stimulated by fear, which characterized the government of that time, could not suller so venerable a stronghold of the Stuart family to remain unmolested. And it was the consideration of such revengeful demolitions of ancient landmarks which prompted the old Jacobite ballad which runs thus:-

"Our ancient Crown s fa en in the dust
De il blin them in the stour o t,
An write their names in his black book.
Wha ga e the Whigs the pow r o t.

Our sad decay in Kirk and State
Surpasses my descrivin
The Whigs cam ower us for a curse,
An we ha e dune wi thrivin ."


Menlo Castle, Galway City, Ireland

Menlo Castle was owned for most of its existence by the Blake family and destroyed by fire in 1910. The family coachman, James Kirwan, escaped the flames by climbing down from his window on ivy vines. He tried to rescue the other inhabitants, but young Eleanor Blake perished in the fire, as did a maid who leapt to her death. Since the day the castle was ruined, that same green hanging ivy has grown to cover the entire building.

Visiting Menlo is a fairy-tale experience, as the vines camouflage the building in the natural landscape of the surrounding woods and fields. It is not known when the castle was first built, but it was primarily a domestic rather than military use. Large round towers and a former pier that held a cannon and telescope provided security for the inhabitants.


The Tower-house at Dunnottar.

The tower at Dunnottar dates from around 1414, when it was constructed by the Keiths who had obtained a license to build a fortification at Dunnottar around 1380. The Keiths had some trouble when they started to desire a fortification here, as it was considered holy ground due to its use by St Ninian (Who converted the picts to Christianity) as a missionary post. The Archbishop of St Andrews excommunicated the Earl Marishall, and it was only after he applied for dispensation to the Pope that the matter was resolved!

It is an L plan tower, 3 stories high, accessed from the ground floor level. The wall on the inside, facing towards the interior of the castle, is much, much thinner than those on the outward facing sides, and contains a staircase that spirals to the very top of the tower within its width.

The ground level was originally used for storage, with two vaulted cellars and a small room under the stairs that could have been used as a jail cell. A window, now blocked in by neighbouring buildings, supports this idea, as does textual evidence which suggests that several Covenanters were kept in the keep during their 17th century imprisonment at Dunnottar.

The main cellar was later converted into a large kitchen, complete with very large fireplace. This conversion presented the builders with great difficulty, as they had to insert a chimney into an interior wall where there previously had not been one. In a rather ingenious move they resolved this issue by recommissioning a drain once used for the disposal of sewage upstairs for the new purpose of taking smoke out the kitchen.

There are two halls located above, one of which was public and the second a more private space for the family. The original kitchen was located alongside the main hall on the first floor, and the bread oven can still be seen if one steps into the fireplace. It is also evident that the original fireplace would have been much larger than the one that can be seen today due to the difference in the stonework.

The upper hall has since lost its floor though the post-holes for where it was supported can still be seen around the room. Both halls have generous fireplaces, which show some detailing that would have been much more ornate at the time. In the upstairs hall an elaborately shaped cupboard can be seen as well, which appears to be contemporary with the building.

The top of the tower was surmounted by a parapet walk, and attic space that could have housed some of the servants required to staff the building. The machicolations around the top are militarily useless and were probably added at a much later date, for purely aesthetic reasons.

After the building of the much more spacious “palace” complex to the east of the tower it would have fallen out of favour with the Keith family as a residence. It was probably given over to administration, storage and guest accommodation, like so many other towers of this nature. There’s not significant evidence of the additional structure being added to, instead improvements seem to have focused on other area of the rock.

The tower at Dunnottar is therefore rather interesting as an example of an early Tower-house, simply as its location ensures it’s use could have originally been given over entirely to residential and storage needs. The castle was defended the similarly dated curtain wall and gatehouse at Benholms lodging, which protected the only land access to the promontory upon which Dunnottar Stands. As a consequence, the keep was at the top of a cliff, far out of the reach of any possible intruders, well defended from walls and pends far away from the entrance to the tower itself, thus requiring minimal defensive features of its own.


Assista o vídeo: The Amazing Architecture of Balmoral Castle. The Royals Favorite Scottish Getaway