Völkischer Beobachter

Völkischer Beobachter

Antes da Primeira Guerra Mundial, o Münchner Beobachter (Munich Observer) era um jornal semanal que foi descrito como "uma folha de fofoca dedicada à propaganda de escândalos". Em agosto de 1919, foi obtido pela Sociedade Thule e seu nome foi alterado para Völkischer Beobachter (Observador Racial). Era um jornal anti-socialista e anti-semita. Por exemplo, sua manchete em 10 de março de 1920 era "Limpe os judeus de uma vez por todas". O artigo recomendava uma "solução final" para o problema judaico, "varrendo os vermes judeus com uma vassoura de ferro". O jornal também fez campanha para que os campos de concentração abrigassem a população judaica da Alemanha. (1)

o Völkischer Beobachter não era muito popular entre o povo alemão e, no final de 1920, estava fortemente endividado. O major Ernst Röhm foi informado da situação e convenceu seu comandante, o general Franz Ritter von Epp a comprá-lo por 60.000 marcos. O dinheiro veio de amigos ricos e fundos secretos do exército. Este agora se tornou o jornal do Partido dos Trabalhadores Alemães (GWP) e Dietrich Eckart tornou-se seu editor. (2)

Adolf Hitler assumiu o controle do jornal em 1921, quando se tornou o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP). Hitler nomeou Max Amann como gerente de negócios do NSDAP e ele agora assumia a responsabilidade pelo jornal. Hitler explicou mais tarde: "A meu pedido, o camarada do partido Amann assumiu o cargo de gerente de negócios do partido. Ele me disse imediatamente que trabalhar mais neste escritório era absolutamente impossível. E assim, pela segunda vez, saímos em busca de quartos, e alugou uma velha pousada abandonada na Corneliusstrasse, perto da Gartnerplatz ... Uma parte da velha choperia foi dividida e transformada em um escritório para o camarada Amann e eu. Na sala principal um postigo muito primitivo foi construído. A liderança SA estava alojada na cozinha. " (3)

James Pool, o autor de Quem Financiou Hitler: O Financiamento Secreto da Ascensão de Hitler ao Poder (1979) acreditava que Hitler havia feito uma excelente escolha em Amann. "Eficiente, parcimonioso, incorruptível e sem ambição política pessoal, Amann era exatamente o homem certo para o trabalho. Ele trouxe uma abordagem empresarial de bom senso para os assuntos do Partido." Dizia-se que seu lema era "Faça com que a propaganda se pague". Hitler posteriormente elogiou Amann em particular por sua gestão financeira do jornal do Partido: "O fato de eu ter conseguido manter o Völkischer Beobachter em pé durante todo o período de nossa luta - e apesar dos três fracassos que sofreu antes de eu assumi-lo - devo, antes de mais nada, a ... Amann. Ele, como empresário inteligente, recusava-se a aceitar a responsabilidade por um empreendimento se este não possuísse os pré-requisitos econômicos para o sucesso potencial. ”(4)

o Völkischer Beobachter permitiu que Hitler transmitisse sua mensagem política. Ele também recrutou Heinrich Hoffmann como seu fotógrafo oficial, que viajou com ele para todos os lugares. William L. Shirer disse que sua "lealdade era canina". De acordo com Louis L. Snyder: "A relação pessoal e política de Hoffmann com Hitler começou em Munique, nos primeiros dias do movimento nacional-socialista. O fotógrafo, sentindo um futuro brilhante para o político em ascensão, tornou-se seu companheiro constante. Por algum tempo ele pertenceu ao círculo íntimo de Hitler. Hitler costumava visitar a casa de Hoffmann em Munich-Bogenhausen, onde sentia que poderia relaxar de sua agitada vida política ... Muito da popularidade inicial de Hitler se deveu à excelente fotografia de Hoffmann. " Hoffmann era o único homem com permissão para tirar fotos de Hitler e ele teve que obter permissão dele antes que as fotos aparecessem no jornal. (5)

Em fevereiro de 1923, Ernst Hanfstaengel forneceu US $ 1.000 para garantir a publicação diária de Völkischer Beobachter. (6) Como autor de A ascensão e queda do Terceiro Reich (1964), observou: "Tornou-se um diário, dando a Hitler o pré-requisito de todos os partidos políticos alemães, um jornal diário no qual pregar os evangelhos do partido." Alfred Rosenberg, o filósofo não oficial do NSDAP, tornou-se seu editor. Rosenberg encheu suas colunas com material anti-semita, como a poesia anti-semita de Josef Czerny. Ele também reproduziu Os Protocolos dos Sábios Sábios de Sião. (7)

The Völkischer Beobachter publicou na íntegra todos os seus discursos. Em 1923, Dietrich Eckart e Alfred Rosenberg, selecionaram e publicaram cento e cinquenta discursos, intitulados Adolf Hitler, His Life and Speeches. Nos anos seguintes, várias novas edições do livro apareceram. No entanto, os discursos nos livros muitas vezes eram diferentes daqueles no jornal. Isso incluiu a remoção de ataques a poderosos políticos estrangeiros. Hitler estava especialmente preocupado em não incomodar os políticos nos Estados Unidos. (8)

De acordo com Louis L. Snyder Rosenberg estava frequentemente em conflito com Max Amann: "Rosenberg queria politizar seus leitores enfatizando o modo de vida nazista, enquanto Amann clamava por um jornal sensacional que desse dinheiro para o partido ... O escritório de Munique, Rosenberg, trabalhou zelosamente em editoriais, enquanto Amann explorava os repórteres com salários de fome. Rosenberg e Amann freqüentemente tinham discussões furiosas que terminavam com cada um jogando tesouras e tinteiros no outro. " (9)

Em setembro de 1923 o Völkischer Beobachter atacou o general Hans von Seeckt, chefe do estado-maior das forças armadas alemãs, como inimigo do povo e descreveu sua esposa como judia. Von Seeckt ordenou ao general Otto von Lossow que proibisse a publicação do jornal. Von Lossow consultou Gustav Ritter von Kahr, premier da Baviera, que se recusou a cumprir a ordem. No entanto, após o fracasso do Beer Hall Putsch, o Völkischer Beobachter foi banido. (10)

Völkischer Beobachter reapareceu em 26 de fevereiro de 1925. Adolf Hitler escreveu o longo editorial intitulado "Um Novo Começo". Sob a direção de Alfred Rosenberg, o Völkischer Beobachter tornou-se cada vez mais anti-semita. Rosenberg viu os capitalistas ingleses, desde que não fossem judeus, como os governantes arianos da "subumanidade de cor". Ele argumentou em julho de 1930 que "os chefes alemães devem sistematicamente e pacificamente compartilhar a dominação mundial ariana ... A tarefa da Inglaterra é a proteção da raça branca na África e na Ásia Ocidental; a tarefa da Alemanha é proteger a Europa germânica contra o dilúvio caótico da Mongólia e para conter a França, que já se tornou uma vanguarda da África ... Nenhum dos três estados pode resolver a tarefa do destino sozinho. " (11)

Joseph Goebbels tornou-se um colaborador regular e usou-o para comunicar propaganda político-partidária. A circulação aumentou junto com o sucesso do movimento nazista, chegando a mais de 120.000 em 1931. No entanto, em 1932 enfrentou dificuldades financeiras e estava em perigo de fechar. Goebbels escreveu: "As preocupações financeiras tornam impossível todo trabalho bem dirigido". Ele até mesmo mandou os Stormtroopers para a rua implorar por dinheiro. Foi o general Kurt von Schleicher quem veio em seu socorro, pagando as dívidas do jornal. (12)

Depois que Adolf Hitler ganhou o poder em 1933, ele nomeou Max Amann como presidente da Associação dos Editores de Jornais Alemães do Reich. Nessa função, ele estabeleceu o controle nazista sobre a indústria e gradualmente fechou os jornais que não apoiavam totalmente Hitler. Em um discurso que fez em Nuremberg em 1936, Amann explicou por que era necessário banir os jornais da oposição: "Um olhar para trás, antes de nossa tomada do poder, nos lembra como eram numerosos os problemas da imprensa uma vez. Nossos poucos jornais com suas circulações limitadas lutaram heroicamente na linha de frente para ganhar o poder. Eles se posicionaram contra vários milhares de jornais que representavam outras ideias e interesses. Havia muitas diferenças entre os principais jornais da época, mas havia uma coisa que faltava a todos eles quando comparados à imprensa nacional-socialista: eles tinham perdido sua conexão com o povo. Eles eram responsáveis ​​não pelo povo, mas por algum outro grupo, sejam partidos, igrejas, interesses econômicos ou corporações, ou eles olhavam para o seu próprio bem sem considerar o bem geral das pessoas. a imprensa promoveu a luta de classes, a confusão da posição social, o incitamento religioso ou a decadência moral. Não promoveu o bem do indivíduo e o fortalecimento da comunidade, em vez de colapso e decadência. Esses jornais que apelavam aos instintos mais baixos das pessoas haviam perdido seu senso de responsabilidade moral e nacional e tinham pouca influência. Tal imprensa não poderia ser tolerada pelo Nacional-Socialismo, cuja tarefa é a mobilização de todas as forças boas e saudáveis ​​do indivíduo e da comunidade, incentivando sua expressão e desenvolvimento. O povo alemão está sendo resgatado de uma fragmentação de partidos, classes, interesses e interesses especiais para permitir que reencontre sua própria natureza e suas próprias forças. Isso requer que toda a imprensa alemã cumpra tarefas alemãs. A imprensa do nosso partido é sempre um modelo, pois se desenvolveu apenas para servir a ideia e consequentemente o povo. ”(13)

Com quase um monopólio total, as vendas de Völkischer Beobachter atingiu quase 2 milhões de cópias durante a Segunda Guerra Mundial. Era tarefa do jornal relatar as vitórias militares alemãs. Em 1944, o tom do jornal mudou. Um editorial argumentou: "Nem um talo de trigo alemão serve para alimentar o inimigo, nem uma boca alemã para lhe dar informações, nem uma mão alemã para ajudá-lo. Ele deve encontrar cada ponte destruída, cada estrada bloqueada - nada além da morte , a aniquilação e o ódio o encontrarão. " (14) O jornal chegou ao fim com a morte de Adolf Hitler em abril de 1945. (15)

De acordo com o próprio relato de Hitler, não muito depois de o Partido ter adquirido o Völkischer Beobachter, ele estava caminhando por uma rua movimentada no centro de Munique quando conheceu Max Amann, que tinha sido o sargento-mor do seu regimento no Exército e que ele não via desde o fim da guerra. Amann não estava particularmente interessado em política, mas a pedido de Hitler, ele compareceu a uma reunião nazista e logo depois tornou-se membro do Partido. Ele era um homenzinho forte e de aparência ativa, com uma cabeça pesada colocada em um pescoço curto que era quase invisível entre seus ombros. Sua aparência física não indicava a inteligência de Amann. Ele era um ex-estudante de direito e depois da guerra conseguiu um bom emprego em um banco hipotecário

Hitler propôs a Amann que abandonasse seu emprego e se tornasse gerente de negócios do Partido em tempo integral. De acordo com Hitler Amann, primeiro pensei em rejeitar a oferta. Ele tinha perspectivas de carreira seguras e uma pensão pela qual ansiar no banco, enquanto o emprego no pequeno Partido Nazista significaria um corte substancial no salário e um futuro incerto. Hitler exerceu seus poderes de persuasão sobre ele por duas horas. "De que valerá a sua pensão se algum dia os bolcheviques amarrarem você em um poste?" Amann ponderou por três dias e finalmente aceitou o trabalho.

Berchtold não era apenas o líder do S.S., mas também um editor do Völkischer Beobachter, deixando-se levar pelos serviços mais humilhantes do eficiente e violento Amann. Consequentemente, Berchtold teve que instruir sua tropa "para recrutar leitores e anunciantes para o Völkischer Beobachter". Finalmente, diante da escolha de liderar a elite negra ou ganhar sua vida modesta no jornal do partido, ele preferiu ganhar a vida. A SS foi então liderada por um certo Erhard Heiden, um pombo banquinho dos piores tipo. Só em 1929 Hitler encontrou o homem certo, um velho amigo de Rohm e mais tarde colaborador de Gregor Strasser; um excêntrico que ganhava a vida com uma granja na aldeia de Waldtrudering, perto de Munique. Ele havia estudado para ser agrônomo, mas em seu tempo livre preocupava-se com a genealogia.Este homem era Heinrich Himmler.

Dois anos depois do Volkischer Beobachter tinha sido comprado para ele, Hitler transformou-o em um diário. Esse dinheiro exigia. Parte dela foi fornecida por Frau Gertrud von Seidlitz, uma senhora báltica que tinha ações em fábricas de papel finlandesas, enquanto Putzi Hanfstaengel, filho da rica família de editores de arte de Munique, adiantou um empréstimo de mil dólares. Hanfstaengel, que havia sido educado em Harvard, não apenas levou Hitler para sua própria casa - onde o encantou por tocar piano, especialmente de Wagner - mas o apresentou a uma série de outras famílias abastadas de Munique, incluindo a Bruckmanns, outra firma de editores de Munique.

Como os Bechsteins, os Bruckmann ficaram encantados e se tornaram amigos para o resto da vida. Mas Hitler podia ser altamente desconcertante em companhia. Pouco à vontade em qualquer ocasião social formal, ele explorou habilmente sua própria estranheza. Comportou-se deliberadamente de forma exagerada e excêntrica, chegando atrasado e saindo inesperadamente, quer sentando-se em silêncio ostentoso, quer obrigando todos a ouvi-lo com gritos e discursos.

A infância de Adolf Hitler (resposta ao comentário)

Adolf Hitler e a Primeira Guerra Mundial (resposta ao comentário)

Adolf Hitler e o Partido dos Trabalhadores Alemães (resposta ao comentário)

Adolf Hitler e o Beer Hall Putsch (resposta ao comentário)

Jornais britânicos e Adolf Hitler (resposta ao comentário)

Uma avaliação do pacto nazi-soviético (resposta ao comentário)

Lord Rothermere, Daily Mail e Adolf Hitler (resposta ao comentário)

Heinrich Himmler e a SS (resposta ao comentário)

Adolf Hitler v John Heartfield (resposta ao comentário)

A Juventude Hitlerista (resposta ao comentário)

Liga Alemã de Meninas (resposta ao comentário)

Night of the Long Knives (resposta ao comentário)

O desenvolvimento político de Sophie Scholl (resposta ao comentário)

The White Rose Anti-Nazi Group (resposta ao comentário)

Kristallnacht (resposta ao comentário)

Sindicatos na Alemanha nazista (comentário da resposta)

Volkswagen de Hitler (o carro do povo) (resposta ao comentário)

Mulheres na Alemanha nazista (resposta ao comentário)

O assassinato de Reinhard Heydrich (resposta ao comentário)

Os últimos dias de Adolf Hitler (resposta ao comentário)

Dia D (comentário de resposta)

Simulação da frente interna (comentário da resposta)

Alan Turing - aluno da escola (comentário de resposta)

(1) Louis L. Snyder, Enciclopédia do Terceiro Reich (1998) página 362

(2) Colin Cross, Adolf Hitler (1973) página 73

(3) Adolf Hitler, Mein Kampf (1925) página 325

(4) James Pool, Quem Financiou Hitler: O Financiamento Secreto da Ascensão de Hitler ao Poder (1979) páginas 34-35

(5) Louis L. Snyder, Enciclopédia do Terceiro Reich (1998) páginas 167-168

(6) Alan Bullock, Hitler: um estudo de tirania (1962) página 80

(7) William L. Shirer, A ascensão e queda do Terceiro Reich (1964) página 67

(8) Konrad Heiden, O Führer - A ascensão de Hitler ao poder (1944) página 116

(9) Louis L. Snyder, Enciclopédia do Terceiro Reich (1998) página 363

(10) Alan Bullock, Hitler: um estudo de tirania (1962) página 104

(11) Alfred Rosenberg, Völkischer Beobachter (Julho de 1930)

(12) Konrad Heiden, O Führer - A ascensão de Hitler ao poder (1944) páginas 393-394

(13) Max Amann, discurso de Nuremberg (14 de setembro de 1936)

(14) Völkischer Beobachter (7 de setembro de 1944)

(15) Louis L. Snyder, Enciclopédia do Terceiro Reich (1998) página 363


Assista o vídeo: Völkischer Beobachter